Quais os benefícios da ração peletizada para leitões em fase de creche? O tema foi abordado durante a Live “Terças da ABRAVES-PR”, promovida pela entidade com o objetivo de oferecer formação continuada aos técnicos da suinocultura brasileira.

O vice-presidente da ABRAVES-PR (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos Regional do Paraná), Tom Kramer, conduziu a Live. O tema “Influência do diâmetro do pellet no desempenho de leitões na fase de creche” foi abordado pelo nutricionista de suínos da Agroceres Multimix, Marco Antonio Kunrath.

Além de uma rápida abordagem sobre o conceito de peletização, Kunrath destacou os benefícios da peletização para os leitões na fase de creche. Ele também apresentou resultados de experimentos comparativos entre resultados alcançados com o uso de ração farelada e ração peletizada.

Entre os benefícios do uso de ração peletizada, Kunrath destacou:

  • melhora de digestibilidade,
  • melhora da palatabilidade;
  • melhora das características de fluidez da ração no silo,
  • facilidade de apreensão da dieta,
  • redução da segregação de nutrientes e
  • aumento da massa específica da ração.

Apesar dos benefícios da peletização no que diz respeito à melhora do desempenho zootécnico de leitões em fase de creche, Kunrath destaca a existência de divergências na literatura sobre os resultados positivos no ganho de peso e conversão alimentar.

Diante desse cenário, diferentes experimentos foram desenvolvidos no Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Agroceres Multimix. Além de apurar os resultados da peletização sobre o desempenho produtivo dos leitões, os experimentos também determinaram o desempenho com dietas peletizadas em diâmetro de 4mm, comparadas às com diâmetro de 2,4 mm.

“Temos oportunidade de reduzir em até cinco vezes o custo industrial na fabricação de ração para a fase de creche, dependendo do diâmetro do pellet”, destacou Kunrath. “Os esforços devem estar direcionados à qualidade da dieta e ao processo de peletização das rações”, concluiu.

A plataforma AgroFlix traz vídeos gravados com especialistas do setor agropecuário, com o objetivo de apoiar a gestão de fazendas e granjas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Top