Os cereais de inverno são uma oportunidade de ouro para o produtor, segundo Francisco Turra, que é presidente do Conselho Consultivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). A afirmação foi feita durante entrevista ao AveLive, transmitido ao vivo no canal do youtube da Agroceres Multimix.
Líder do Movimento de Otimização de Culturas de Inverno, Francisco Turra apontou como fatores que têm impulsionado a valorização destes cereais, o conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, e a baixa oferta de grãos para nutrição animal.
“Há uma demanda forte e os cereais, as commodities, estão com preços, como nunca, elevados, elevadíssimos”, afirmou Turra. “Então, o cereal de inverno se tornou uma necessidade, uma oportunidade de ouro para o produtor”, completou.
Em relação aos resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido no Brasil, de estímulo à produção de cereais de inverno, Francisco Turra avaliou o primeiro ano da experiência como exitoso. “Crescemos 60% no volume de produção, que é um número nunca visto”, salientou.
Duas Safras Rio Grande do Sul
Em relação ao Plano Duas Safras Rio Grande do Sul, lançado em abril passado, Francisco Turra explicou que a iniciativa já vem apresentando resultados. O programa reúne diferentes entidades como Farsul, Senar-RS, Embrapa, ABPA, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, com a meta de ampliar em 40% a produção agropecuária gaúcha.
“A exportação do Rio Grande do Sul para apenas um país importador, foi de 3 milhões de toneladas de trigo, coisa nunca vista”, salientou. Em abril, dados da Farsul apontavam que a produção da safra de inverno do estado representava apenas 9% do tamanho da safra de verão.
O AveLive foi realizado pela primeira vez em 2017 com o objetivo de levar informações técnicas e de mercado, em primeira mão, aos atores da avicultura brasileira. A iniciativa segue a filosofia da Agroceres Multimix, que há mais de 45 anos se propõe a oferecer ao setor agropecuário muito mais que nutrição.
Comentar