A nutrição representa cerca de 70% dos gastos durante a criação de suínos. Considerando esse expressivo investimento e sabendo que a taxa de crescimento de suínos está diretamente relacionada com a sua dieta, é importante que essa nutrição animal seja preparada da melhor forma possível. Por isso, é preciso oferecer ao animal uma ração perfeitamente balanceada e com a maior digestibilidade que se conseguir obter a partir da seleção e do processamento dos ingredientes.

Francisco Alves Pereira, Gerente técnico de suínos da Agroceres Multimix, fala sobre o efeito da granulometria da dieta sobre o desempenho de suínos. Cita que cerca de 70% do custo da produção dos suínos está relacionada à sua alimentação, o que nos sugere que a falta de cuidado com a granulometria da dieta pode trazer desvantagens na produção dos suínos.

Existem alguns fatores que são considerados críticos por estarem envolvidos na eficiência de utilização da ração pelos suínos:

Qualidade dos ingredientes

Composição nutricional

Tipos de ingredientes em cada fase

Tipos de comedouros

Aditivos

Granulometria

Neste vídeo você verá detalhes técnicos e importantes sobre o sistema digestório dos suínos e saberá o quanto uma granulometria – dentro de um padrão mais ajustado – pode evitar o processo de fermentação, além de prevenir problemas para o animal e aumentar a eficiência de utilização das dietas fornecidas.

Francisco também fala sobre leitões desmamados que sofrem de um problema comum, que ocasiona atrofia do sistema digestório e que pode ser melhorado através do cuidado com a granulometria da dieta.

Veja ferramentas que servem para medir a granulometria; saiba se existe uma granulometria ideal para cada fase e muito mais.

Confira o conteúdo na íntegra se inscrevendo em nosso canal.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 1 =

Top