Suínos

Tecnologia melhora conversão alimentar e ganho de peso dos suínos na fase de terminação

Segundo levantamentos da Embrapa Suínos e Aves, em média, a alimentação nas granjas suínas estabilizadas e de ciclo completo, os gastos com alimentação correspondem a 65% do custo de produção, podendo ficar entre 70 e 75% em períodos de crise na atividade.

Do total investido para alimentar um suíno em toda sua vida, 75% estão concentrados nas fases de engorda dos animais (recria e terminação). Quais recursos estão disponíveis para que os suinocultores possam garantir a rentabilidade do seu negócio?

O gerente nacional de suínos da Agroceres Multimix, Edmo Carvalho, abordou o tema em entrevista concedida ao Ligados & Integrados, do Canal Rural. Segundo Edmo, o produtor precisa atentar ao manejo adequado de comedouros para evitar desperdícios de ração, estabelecer um perfil de dieta que permita aos animais converter bem o alimento e cuidar da sanidade do rebanho.

“É um pacote que o produtor deve adotar para que tenha os melhores resultados nessa fase, onde se concentram os maiores custos de produção”, salientou Edmo. “E a lição de casa tem que ser feita, investindo em genética para ter potencial de ganho, mas o produtor é muito atento e certamente sabe as ações que precisa adotar nessa fase”, completou.

O gerente de suínos da Agroceres Multimix destacou estudos realizados pela empresa nos últimos cerca de sete anos, que resultaram em uma nova tecnologia que apoia os produtores na fase de terminação. “Nos últimos anos, desviamos grande parte das nossas pesquisas para encontrar uma alternativa para que o animal se torne mais eficiente na conversão de alimentos”, salientou.

Batizado de agLean, o produto promove um importante ganho de desempenho na fase de terminação, com uma melhora de mais de 15% na conversão alimentar dos animais nos 28 dias pré-abate. Os animais tratados com o aditivo desenvolvido pela Agroceres Multimix, apresentaram conversão alimentar de 2,89 e ganho de peso diário de 1,193 kg, ante uma conversão alimentar de 3,33 e ganho de peso de 1,036kg pelos animais do grupo controle, que não receberam nenhum tratamento no mesmo período. Confira a entrevista completa!

Agroflix

Recent Posts

Enzimas como aliadas na redução de custos na avicultura

https://youtu.be/KUnG7n-RT1c Ter as enzimas como uma ferramenta para ajudar a reduzir custos na produção avícola…

5 meses ago

Qualidade dos ingredientes utilizados nas rações

https://youtu.be/b-IySwKvbN4 Jéssica Russo, nutricionista de aves da Agroceres Multimix, fala sobre a importância de o…

5 meses ago

Estresse calórico em aves: como a nutrição pode apoiar o conforto térmico

https://youtu.be/OAEuWk-Rspw Ferramentas nutricionais para reduzir o estresse calórico em aves Estresse Calórico em aves: garantir…

5 meses ago

Como apoiar as aves diante do Estresse Calórico?

https://youtu.be/QYfkxLuEJlw As variações de temperatura, mesmo que por um curto período, são suficientes para gerar…

5 meses ago

Adoção da Recria Intensiva a Pasto: uma história de sucesso na Fazenda Madrugada

https://youtu.be/iEV-CjAe1Pc?si=JFA0MEKsZZVxprjr Vantagens da Adoção da RIP Encurtar o ciclo da recria, aumentando a taxa de…

6 meses ago

Uma história de sucesso: Grupo Cruzeiro do Sul

https://youtu.be/1ha-U-zQXF4?si=B_GF5VCpVzyO_HBY Quem foi que disse que é impossível investir em pecuária de corte - lucrativa…

6 meses ago